José Delmo

A Arte de José Delmo











Esta é uma terra de artistas universais, seja na literatura, na poesia, nas artes plásticas, na escultura, na música, ou no teatro, nos movimentos de cultura popular ou na vanguarda das artes contemporâneas.
.

O grande José Delmo, que tem mais de 30 anos dedicados ao mundo das artes. Um ator reverenciado como um dos ícones de nosso teatro, e que transformou-se no maior contador de histórias do sul da Bahia.
.
Nos anos 80, José Delmo, ao lado do também reverenciado Ramon Vane, idealizaram o Grupo de Arte Macuco, um grupo que sagrou-se como um dos mais importantes movimentos de arte e cultura do sul da Bahia, promovendo a Feira de Arte e Cultura de Buerarema, que influenciou muitos artistas. Nunca mais parou, e jamais se separou dos palcos.
.
Com seus trabalhos, enaltece sempre, a nossa história, cultura, literatura e ecologia. Um artista denso, profundo e visceral; um ator versátil e capaz de alternar a representação de um coronel, um capataz e um escravo, sem vacilar. Para muitos, trata-se de um depositário da mais pura cultura grapiuna, uma relíquia, e um dos maiores atores brasileiros. Dotado de uma voz forte e marcante, José Delmo continua em cartaz com o premiado "O Contador de Histórias Grapiunas", eleborado e protagonizado por ele, onde reúne textos de vários autores como Adonias Filho, Hélio Pólvora e Jorge Amado.
.
Esse espetáculo é apresentado, diariamente, na Casa dos Artistas de Ilhéus, e é uma aula-encenação de nossa história, uma lição e um prazer, imperdível. O monólogo está em cartaz desde 2004, na Casa dos Artistas, e também em circuitos diversos como escolas, empresas e praças públicas. O talentoso Delmo interpreta um coronel rico, outro decadente e um trabalhador rural, viajando por fatos e episódios que marcaram a região grapiuna: a chegada de Francisco Romero, a Batalha dos Nadadores, o primeiro manifesto trabalhista escrito por escravos ocorrido no Engenho de Santana, as invasões estrangeiras, a história do cacau, etc. Visto por milhares de pessoas, o espetáculo é uma das principais atrações culturais para os moradores e visitantes de Ilhéus.
.
Como disse Antonio Nauá Junior em matéria para o Diário do Sul, em 29/06/2007, Delmo, um talento nato, merece todas as honrarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário